Sistema de Informações de Crédito – SCR

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central – SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituiçoes financeiras a pessoas físicas e jurídicas no pais. Foi criado pelo Conselho Monetário Nacional e é administrado pelo Banco Central do Brasil, a quem cumpre armazenar as informações encaminhadas e também disciplinar o processo de correção e atualização da base de dados pelas instituições financeiras participantes.

O SCR é o principal instrumento utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras. Nesse sentido, desempenha papel importante na garantia da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e na prevenção de crises.

As instituições financeiras são responsaveis pelo encaminhamento sistemático de dados sobre as operações de crédito. Cumpre a elas também corrigir ou excluir as informações imprecisas. Eventuais questionamentos judiciais devem ser encaminhados diretamente à instituição financeira que informou os dados sobre a operação.

O objetivo do sistema é oferecer transparência e garantir a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional(SFN), proporcionando mais facilidades para os clientes das instituições financeiras.

O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituiçoes financeiras, desde que tenham autorização especifica dos clientes.

O Al5, em cumprimento à Resolução nº 4.571/2017 do Conselho Monetário Nacional e de posse das devidas autorizações registra as operações de crédito realizadas junto a seus clientes no SCR gerido pelo Banco Central do Brasil.