Segurança Digital

O AL5 Bank criou este conteúdo com dicas importantes para o seu dia a dia e conhece os principais golpes financeiros do momento. Tudo para você se proteger e não se tornar uma vítima de fraudes.

O AL5 Bank não entra em contato com você para solicitar senha ou código de confirmação de senha.

FIQUE ATENTO! O AL5 Bank só oferta Produtos, Crédito e Serviços por meio dos nossos canais oficiais,
site: www.al5bank.com.br e SAC 0800 810 1001.

MANDAMENTOS DE SEGURANÇA

  • Não compartilhe sua senha com ninguém.
  • Escolha senhas de difícil dedução.
  • Utilize sempre o domínio oficial do AL5 Bank (www.al5bank.com.br).
  • Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais.
  • Evite usar redes wi-fi públicas ou serviços de VPN gratuitos.
  • Mantenha o antivírus instalado e atualizado.
  • Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais.
  • Seu cartão não deve ser entregue a ninguém.
  • Antes de emprestar dinheiro solicitado por mensagem, ligue e confirme com o solicitante.
  • Confira sempre o destinatário antes de fazer uma transferência ou pagamento.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS GOLPES FINANCEIROS E COMO SE PROTEGER

Golpes no Whatsapp e Telegram

Proteja seu Celular – Verificação em duas etapas
Faça a verificação em duas etapas no seu WhatsApp e Telegram e fique mais seguro!

iOS
Abra o WhatsApp e clique em:
Ajustes / Conta / Confirmação em Duas Etapas / Ativar.

Abra o Telegram e clique em:
Ajustes / Configurações / Privacidade e Segurança / Verificação em Duas Etapas / Configurar Senha Adicional.

ANDROID
Abra o WhatsApp e clique em:
Configurações / Conta / Confirmação em Duas Etapas / Ativar.

Abra o Telegram e clique em:
Configurações / Privacidade e Segurança / Verificação em Duas Etapas / Configurar Senha Adicional.

Cuidados no WhatsApp e Telegram

  • Se alguém mandar mensagem pedindo dinheiro emprestado, desconfie! Sempre ligue por outro canal e confirme se a pessoa é ela mesma;
  • Nenhuma empresa pede o código de ativação do WhatsApp. Por isso, não informe pra ninguém!
  • Não compartilhe número de cartão, senha e dados bancários;
  • Antes de abrir link no WhatsApp, avalie a origem;
  • Em caso de ligação suspeita, não passe nenhuma informação, encerre a ligação e entre em contato com as centrais de atendimento oficiais;
  • Nenhum funcionário do WhatsApp entra em contato citando atividades suspeitas no aplicativo ou solicitando recadastramento. Fique atento!
  • O AL5 Bank não entra em contato por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail pedindo senhas ou posições da Chave de Segurança para atualização sistêmica, acesso a links ou cadastramento/recadastramento da Chave de Segurança;
  • A posição da chave de segurança e a senha só deve ser informada para acesso a conta e validação de transações.

Fique ligado!

Phishing, Smishing ou Vishing

Como funciona?
Os golpistas assim como na pesca, lançam uma isca, por e-mail, SMS, ligação telefônica, falso site ou falso pop-up inserido em sites desprotegidos. Utilizam-se de ofertas imperdíveis ou mensagens com senso de urgência e solicitam que você realize alguma ação, como abrir um link ou arquivo, fazer uma ligação ou instalar/atualizar um software específico.

O que fazer para não se tornar uma vítima:

  • Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
  • Não clique em links ou e-mails com ofertas muito lucrativas, em mensagens com senso de urgência e/ou com ameaças como “seu serviço será suspenso se…, ou sua conta foi bloqueada”.
  • Não abra e-mails ou clique em anexos ou links enviados por desconhecidos.
  • Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.
  • Nunca clique em links de promoções que peçam sincronização, atualização, manutenção de módulo de segurança, app ou cadastro.
  • Não repasse códigos de identificação enviados por SMS ou imagens do QR Code.
  • Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento, então cuidado com o que posta nas redes sociais.

Caso suspeite de um site ou mensagem em nome do AL5 Bank  encaminhe as informações  no nosso canal em Atendimento; SAC.

Golpes de Falsa Central de Atendimento

Como funciona?

Golpistas fingem ser da nossa Central de Atendimento, simulam o número de telefone do banco e usam recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança, solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos.

O que fazer para não se tornar uma vítima:

O AL5 Bank nunca solicita que você informe o código de confirmação ou senha enviado por SMS ou e-mail, por isso nunca passe essas informações para ninguém.

Se receber contato em nome do AL5 Bank solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue para um dos nossos números de contato oficiais, a partir de outro aparelho.

Golpe do Falso Boleto

Como funciona?

Golpistas falsificam cobranças em boleto para fazer com que o pagamento vá para outros beneficiários em vez de quitar sua despesa.

O que fazer para não se tornar uma vítima:

  • Verifique se o boleto está no padrão normal – procure por erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão.
  • Cuidado com boletos enviados por e-mail, redes sociais ou SMS.
  • Confira os seus dados e dos beneficiários do boleto.
  • Verifique se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com os dados do AL5 Bank.

Na dúvida, você pode entrar em contato com o emissor para confirmar as informações ou emitir a segunda via do boleto.